MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

terça-feira, 19 de março de 2013

Quando eu atolei...

as estradas não estavam em seu nivel normal de lama. Um projeto de recuperação das nascentes dos rios de uma parte do municipio de Coimbra, MG  havia removido a terra quase sólida, ou por sobre essa parte foi despejada boas quantidades de terra removida na escavação dessas...piscinas(?), qual será o nome técnico, estou mesmo com preguiça de pesquisar. Mas a questão é que a proposta de escavação desses reservatorios, para que a água de lixiviação  das estradas e terras adjacentes ali seja acumulada, e desviada, para não atingir assoreando,  as nascentes do Rio Turvo  está me parecendo uma ótima ideia - agora que a lama assentou. Sem conhecer a parte teórica do projeto, penso que a água retida nessas piscinas penetra  pela terra. atingindo  os lençõis subterraneos, mais um beneficio, já que reflorestar  os entornos das águas, parece impossivel a medio prazo. A tal Economis Rural..Escava  menos as estradas. retem água, evita assoreamento.Entre plantações de eucaliptos e pastos.





Ali, do outro lado da vertente do morro, um grupo optou por criar uma ecovila, montes de soluções sustentaveis  e reflorestamento total do vale acima e em torno das  nascentes. Sucesso, que recebe visistantes do ensino básico até a pós graduação  com intuito de conhecer os projetos e seu desenvolvimento. Mas desse, eu falo sempre.

Um comentário:

myra disse...

OTIMO!!! e que boas fotos, tomara que siga adinate o projeto!
um grande beijo

Seguidores