MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Indagações

Algo tem me provocado a atenção nestas andanças... Ou diria viagens...Tanto ao longo das rodovias como nas pequenas estradas de terra por onde tenho passado, e especialmente observado nas zonas rurais e periferias das pequenas (e nem tanto) cidades do norte-noroeste fluminense como do nordeste de Minas, ...


... uma grande quantidade de casas arruinadas ou arruinando-se, abandonadas. Algumas, apenas choupanas, outras, uma boa parte do que vejo, casas compatíveis com nossa classe média. Recuperadas seriam muito melhores do que as que estou habituada a ver nas periferias. Muitas em meio a pastos ou plantações. Deixou-se de plantar? O campo mecanizado não demanda mais colonos-empregados, nem aceita meeiros? "Remédios" jogados aos campos mantem os pastos "limpos" e de resto, o fogo ocasional (ou sazonal) "cuida"? O que, qual ironia do sistema faz com que num país com imenso déficit de moradias encontre-se tantas casas vazias. Não vou falar de reforma agrária, dos sem-teto, nada, apenas da minha tristeza de ver isso,  a desigualdade, a pobreza das casas que estão sem gente, e "morremdo" e as gentes sem casas, ou morrendo por causa de onde estão suas casas.


.

4 comentários:

Vovô Chico disse...

É triste. Também nas cidades há ruínas, construções mal aproveitadas, enquanto centenas talvez milhares de pessoas padecem ao relento. E os movimentos dos sem teto são costumeiramente reprimidos...

Paula Barros disse...

Uma boa observação e regitro fotográfico, e boas indagações.

Não sei, mas fiquei curiosa. Estariam morando na periferia das grandes cidades, sem emprego, sem sustento?

Uma situação intrigante.

abraço

O Tempo Passa disse...

Isso dá um valioso levantamento sociológico-fotográfico... que tal faze-lo?

Pimenta disse...

EEntão, o que acontece??Excelente pergunta.
Aqui na china, nos lugares afastados também acontece.
Nas cidades, alguns proprietários ficam com os imóveis fechados por não aceitarem alugar por um valor menor do que o estipulado.E perdem muito mais dinheiro assim, como entender porque fazem isso?
bjo, já estava com saudades suas,tenho tido pouco tempo de ler, a alguns probleminhas mais.
bjo

Seguidores