MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PAZ



Quando se fala em "amar ao próximo como a si mesmo" duas coisas ou questões me vem ao pensamento, a partir dos comportamentos que observo.
A primeira, uma tendência em remodelar, reformar o próximo para que fique á imagem e semelhança de voce mesmo, e que assim se torne fácil de ser amado.
A segunda, a dificuldade em amar a si próprio, uma tendência a pensar que o próximo deva estar em primeiro lugar, a aceitação em dar a outra face. Ora, se aceito apanhar na face repetidas vezes e desejo ao próximo o mesmo que a mim, isto então não é amor, é apego ao sofrimento coletivo. Desejo ao próximo o mesmo sofrimento que tenho.
No segundo caso, o amor de si e cuidado de si é a base para o amor de todos.
No primeiro caso, mais difícil, a aceitação das diferenças, das variáveis pessoais, estender a mão para que quem está caído se levante para seguir seu próprio caminho, sem pretender arrastá-lo pelo caminho que achamos o melhor, que pensamos que escolhemos para nós.
Aí estaria a chave da harmonia: na compreensão do que nos é estranho ou até aparentemente inaceitável, na aceitação do que classificamos como absurdo e incompreensível. A capacidade de viver, apenas, a vida, amando o que vivemos.
Estas são as minhas chaves, para onde gostaria de seguir, como tambem as chaves do tesouro que gostaria de receber. Em função do mal que sofri.

2 comentários:

O Tempo Passa disse...

Você disse tudo.
Não desista.
Insistir é só o que temos.

Pimenta disse...

Concordo.O amor próprio é a chave para todas as questões.
bjo

Seguidores