MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 26 de junho de 2008

"Crítica"

Por crítica eu entendo uma emissão de um juizo, a partir de um ponto de vista, ou como em Kant, uma análise. Ao se propor como tema de um debate a forma como a crítica é exercida, a partir da subjetividade do crítico sendo êste um ególatra, quer me parecer que estamos incorrendo no mesmo êrro (hybris, desmedida), pois que estamos criticando o crítico a partir de nossos pressupostos, de nossa subjetividade, constituida por nosso ego, e que no caso consideramos como superior àquele que julgamos. Bordieu ao tratar da condição do poder simbólico , remete para a condição onde nossas ideologias passam a servir a interesses particulares que tendem a ser representados como universais, para perpetuação de um modelo de cultura dominante. Isso é natureza humana? Na questão da industria cultural contemporânea ou a da produção da obra de arte patrocinada pela Igreja, na Idade Média/ Renascimento, o que sempre tivemos é a mesma coisa, a intenção de perpetuarmos o poder ao nosso modo, desejo e vontade. Preciso de fato descobrir a sutil nuance entre os que podem fazer isso e os que não podem. Mas isso não é só questão de ponto de vista?

4 comentários:

Artsy-Fartsy disse...

Concordo integralmente com a Sra! Quando disse lá no blogue do Marcelão que Lacan aproximou, com muita propriedade, Sade e Kant - imoralidade e moralidade -, a idéia era justamente esta. Infelizmente, todos nós somos parciais. Podemos usar premissas com que construamos silogismos a rigor perfeitos, bastando que aceitemos tais premissas como verdadeiras. Inteligência para tanto, neste mundo não falta: quem engendrou trevas e inquisição não me parece haja sido alguém intelectualmente desprovido.
Apôio integral ao seu brado.

Dona Sra. Urtigão disse...

Sir
Como uma legítima bichodamata, tenho dificuldades em conhecer e aplicar regras de etiqueta e alem do mais seus comentários sempre dão a impressão de fechar questão, nada mais precisando ser dito, daí a dificuldade em responder. De qualquer forma, muito agradecida por o sr. sair de sua suntuosa morada e vir até este recanto agreste.

Artsy-Fartsy disse...

Cara Dona Sra. Urtigão, gosto do seu jeito, e acho que as etiquetas muitas vezes atrapalham o diálogo. O fato de meus comentários "parecerem" fechar questão não significa, em absoluto, que fechem! É só o formato que lhes dou a conferir-lhes tal aspecto. Eles admitem - quando não rogam clamorosamente por - crítica!
Abraços fortes!

Juliana Dacoregio disse...

Olá! Obrigada pela passagem pelo meu blog e fique sempre à vontade para comentar sobre qualquer assunto e qualquer post.
Ah! E concordo com você... nada mais efêmero que a beleza. Seja ela descabelada ou bem maquiada.
Um grande abraço!

Seguidores